O jeito Alicerce de ensinar

Trazemos para o Brasil uma abordagem inovadora no mundo. Você precisa conhecer!

Saiba mais

Os pilares do Alicerce

O Alicerce quer dar oportunidade para todos aprenderem. Para alcançar esse objetivo, personalizamos o processo de ensino e aprendizagem, e adotamos uma metodologia que visa desenvolver o estudante de maneira integral.

Essa metodologia se sustenta em três pilares:

1º Pilar

Trilhas do conhecimento, que ensinam escrita, leitura, matemática e inglês.

2º Pilar

Habilidades para a vida, que expande competências emocionais e sociais necessárias para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e social.

3º Pilar

Descoberta, que promove a expansão do repertório cultural.

Esses 3 pilares se tornam ainda mais efetivos por serem trabalhados de forma contínua e integrada à construção de um Projeto de Vida.

Para fortalecer ainda mais esse trabalho, organizamos nossos alunos em aldeias, trazendo os princípios do escotismo para criar um grupo de apoio e pertencimento para nossos jovens.

Compromisso com o resultado

O Alicerce traz para o Brasil uma abordagem inovadora no mundo de autorresponsabilização pela aprendizagem.

Escolas, quando não obtém sucesso com um aluno, costumam culpar os pais e o aluno, gerando grandes traumas psicológicos.

Nós no Alicerce sabemos que se você confia em nós, nós temos que encontrar os caminhos para levar todos os alunos ao atingimento de suas metas.

Por isso, aqui você sempre terá acesso a todos os dados de aprendizagem, e quando nós não conseguirmos alcançar os resultados com um aluno, nós prestaremos contas a você e buscaremos novas estratégias até conseguirmos ajudar todos os alunos.

Menina vendo notebook com instrutor

A jornada do aluno

O método de ensino do Alicerce está estruturado no que chamamos de sprint e ela representa o ciclo de aprendizagem do aluno, que é de 2 meses. A cada nova sprint, nossa equipe pedagógica realiza uma análise da evolução do aprendizado do aluno, estabelece novos objetivos de aprendizagem de acordo com o resultado destas análises e ajusta o seu posicionamento em sala de aula trazendo novas estratégias de ensino para que ele esteja em constante evolução.

Além disso, a cada 15 dias realizamos uma atualização do status de aprendizagem do aluno para ajustar o que for necessário ainda em tempo para que ele consiga absorver todo o conteúdo proposto.

Quando estiver na idade certa, os alunos são encaminhados ou para nossa rota profissional, onde inserimos ele em um bom emprego, ou em nossa rota universitária, na qual preparamos ele através do Cursinho Alicerce.

  • 1ª semana

  • 2ª semana

    Mini-M.A.P.A. e checkpoint
  • 3ª semana

  • 4ª semana

    Mini-M.A.P.A. e checkpoint
  • 5ª semana

  • 6ª semana

    Mini-M.A.P.A. e checkpoint
  • 7ª semana

  • 8ª semana

    M.A.P.A.
  • 9ª semana

    Projeto de Vida

Uma experiência de aprendizagem baseada, direcionada e controlada por dados.

Planejador

Para garantir a melhor experiência em sala de aula, nossa equipe pedagógica tem acesso a um aplicativo exclusivo que garante a cada um informações valiosas para o planejamento adequado dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Avaliação do aluno, relatórios de acompanhamento, agrupamento de alunos de acordo com suas necessidades de aprendizagem, comparação de desempenho intra e intergrupo, controle de frequência... Tudo isso está disponível nesta plataforma desenvolvida especialmente para a aplicação do método Alicerce com a maior eficiência possível.

Menina vendo notebook com instrutor

Controle de qualidade

No Alicerce Educação, a monitoria de qualidade busca, prioritariamente, promover o aprimoramento e desenvolvimento profissional de seus colaboradores e garantir que nosso modelo pedagógico está sendo aplicado da melhor maneira em cada aula que acontece ao redor do Brasil.

Nosso controle de qualidade é baseado em 4 pilares:

Dados de aderência de processos:

está relacionado a eficiência dos processos internos e com o aluno como, por exemplo, a realização do MAPA, checkpoints e planejamentos de aula.

Learning:

avalia a eficiência do processo de aprendizagem dos alunos diante da metodologia do Alicerce.

Auditoria de qualidade das aulas:

diz respeito à checagem das diretrizes de compliance e avaliação do planejamento das aulas.

Satisfação e engajamento:

medidos através dos resultados das nossas pesquisas de satisfação, o feedback dos pais e a frequência dos alunos em sala.

As salas de aula do Alicerce

As salas de aula no Alicerce possuem um número menor de alunos por educadores e às vezes até 2 por turma para que os profissionais se dediquem de maneira especial ao acompanhamento do aprendizado.

Na prática, ocorre a distribuição proporcional de 1 líder para, no máximo, 20 alunos, sendo que uma turma pode ter no máximo 2 líderes e 40 alunos.

Menina vendo notebook com instrutor

Para a realização de um ensalamento adequado, os alunos são separados nos seguintes grupos etários:

  • G1: 5 a 9 anos
  • G2: 8 a 13 anos
  • G3: 12 a 15 anos
  • G4: 15 a 18 anos
  • G5: 18 a 25 anos
  • G6: 25 anos ou mais

Além da divisão por grupos etários, as salas de aula do Alicerce também possuem um conceito de sub-turmas, que reúne alunos com as mesmas necessidades de aprendizagem para que sejam criados grupos de trabalhos semelhantes e que eles evoluam juntos com maior aproveitamento do conteúdo da aula.

O Alicerce utiliza cookies para melhorar a sua experiência em nosso site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.